Dermatologia é a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento de problemas e afecções relacionadas à pele, pelos, cabelo, mucosas e unhas.
Quando ir ao médico:
- Alterações na pele
- Acne
- Micose nas unhas
- Manchas e pintas diferentes no corpo
- Aumento de suor
- Unhas quebradiças
- Queda de cabelo acentuada
- Cabelos ralos
Doenças relacionadas:
acne (espinhas), Dermatites, Vitiligo, Queda de cabelos, Câncer de pele doenças das mucosas como, ferimentos na boca, lábios, gengiva, língua e até a área genital incluindo se as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), entre outras.
Estética facial
Botox , preenchimento , peelings , dentre outros
Cirurgias relacionadas
Para complemento da consulta, o médico poderá pedir alguns exames e procedimentos, como biópsia de pele, eletrocauterização, curetagem e excisão cirúrgica
Medico dermatologista realizam diagnostico e tratamento das doenças de pele como acne, dermatites, micose, psoríase e melhoria da beleza dos cabelos e unhas utilizando lasers e modernos procedimentos e cirurgias dermatólogias.
Conteúdo extra
Os principais tratamentos realizados:
*Tratamento para estrias.
As estrias são cicatrizes que se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele, normalmente causada por um estiramento da pele. As linhas são formadas por causa da diminuição da espessura da derme e da epiderme. Elas podem coçar e arder, mas em geral não apresentam sintomas com seu aparecimento.
*Melasma:
É o surgimento de manchas escuras na pele, que normalmente aparecem no rosto, mas pode ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo. Quando surgem na gravidez, as manchas são chamadas de cloasma gravídico.
*Acrocórdon:
Tambem conhecidos como pólipos fibroepiteliais, são pequenas lesões da pele, normalmente da mesma cor, totalmente benignas e sem sintomas
*Verrugas:
São proliferações benignas da pele causadas pelo papilomavírus humano ( HPV). A infecção ocorre nas camadas mais superficiais da pele ou mucosa, ativando o crescimento anormal das células da epiderme. A transmissão do HPV ocorre por contato direto com pessoas e/ou objetos infectados. Pequenas feridas são necessárias para a inoculação do HPV, motivo pelo qual as verrugas são mais comuns em áreas de traumas. É possível ocorrer autoinoculação por meio de pequenos ferimentos que servem de porta de entrada para o vírus, também há transmissão pelo contato sexual e pela via materno fetal no momento do parto. Pacientes com baixa imunidade são os mais vulneráveis ao aparecimento de verrugas. O pico de incidência ocorre entre 12 e 16 anos. Após o contato, pode demorar semanas a meses para as lesões aparecerem.
*Queda de cabelo
Para realizar o diagnostico das possíveis causas, é de grande importância o exame clínico e laboratorial para melhor investigação, como fatores geneticos, alterações da tireoide e deficiência de vitaminas
*Onicomicose
É uma infecção causada por fungos que se alimentam da queratina, proteína que forma a maior parte das unhas. As dos pés são as mais afetadas por enfrentarem ambientes úmidos, escuros e quentes com maior frequência do que as das mãos.
*Calvice
Consiste em uma condição que afeta mais os homens por está associado diretamente à presença dos hormonios sexuais masculinos ( Testosterora). As mulheres também produzem esse hormonio em pequena quantidade e por esse motivo os casos de calvice em mulhere é mais raro.
*Herpes Zoste
É um vírus que resulta da reativação do vírus da varicela zóster, o vírus que causa a catapora. O que faz o vírus ser reativado é geralmente desconhecido, mas, às vezes, a reativação ocorre quando uma doença ou medicamento enfraquece o sistema imunológico.
*Vitiligo
Que é uma doença autoimune caracterizada pela perda da coloração da pele. Traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença.
*Dermatite de contato
Que consiste em uma reação inflamatória na pele decorrente da exposição a um agente capaz de causar irritação ou alergia, como sabonetes, detergentes, perfumes, bijuterias e outros.
*Ceratose
É uma alteração da camada mais superficial da pele, com hipertrofia ( aumento) e com aspecto escamoso ou verrucoso, sendo que o número de lesões pode ser variado. Podem ser de diversos tipo; actínica, seborreica e folicular.